.

Diretoria de Ensino da PMRO realiza operação conjunta denominada "Operação Tiradentes"

operacaotiradentes capaOperação aconteceu em Porto Velho. Mais de 500 homens participaram das ações.

A “Operação Tiradentes”, realizada no município de Porto Velho, foi planejada e coordenada pelos Alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO), e executada em conjunto com os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD), com o reforço das Unidades Operacionais da Capital (1º BPM, 5º BPM, Companhia de Operações Especiais e Companhia de Trânsito). As diversas ações aconteceram no período de 29 de abril a 01 de maio deste ano e foram referentes ao Estágio Supervisionado dos Cursos de Formação da PMRO. Durante a atividade, que teve a supervisão dos Oficiais da Diretoria de Ensino, os futuros Oficiais e Praças colocaram em prática tudo que foi ensinado durante os cursos.

Segundo o Aluno Oficial PM Mendonça, o estágio foi um momento importante de prática: “A oportunidade de comandar uma operação de grande porte proporciona ao Aluno Oficial aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de formação de oficiais, além de estimular o espírito de liderança nos futuros comandantes e integração entre os cursos”. operacaotiradentes1

A Operação foi desenvolvida de forma ininterrupta, da noite de sexta-feira (29) até a manhã do domingo (01). Entre as ações desenvolvidas estão os Comandos de Abordagem, os Bloqueios de Vias, a Operação Lei Seca e o Policiamento Ostensivo a Pé nos centros comerciais das Avenidas Jatuarana, José Amador dos Reis e 7 de Setembro.

Durante a operação foi empregado um efetivo de mais de 500 homens por dia, sendo 415 Alunos Soldados, 53 Alunos Oficiais, guarnições da Força Tática do 1º BPM e 5º BPM, Guarnições do PATAMO (COE), policiais militares da CIATRAN e ainda, Agentes do DETRAN e da SEMTRAN.

Nas cerca de 40 horas de operação foram realizados 06 bloqueios de vias, 1.129 buscas em veículos, 17 abordagens a bares e 1.572 buscas pessoais.

operacaotiradentes2Prisões efetuadas: Tentativa de Homicídio (01); Posse de entorpecente (03); Menor na direção (01), Embriaguez na direção (04), Prisão de foragidos da justiça (04), Dano ao patrimônio Público (01), Furto (01), Roubo (02), sendo um total de 17 prisões efetuadas.

Veículos Recuperados/Apreendidos: recuperação de Veículos furtados/roubados (03); Veículos adulterados (04), veículos autuados (78), veículos removidos (31). Houve uma tentativa de roubo frustrada pela guarnição Policial na Av. José Amador dos reis e apreensão de uma arma branca utilizada na tentativa.

Segundo o Capitão PM Cavalcante, coordenador do CFO, entre os objetivos da operação estava levar maior sensação de segurança a locais pontuais em Porto Velho, com intuito de prevenir crimes, apreender veículos em situação ilegal, recaptura de foragidos, recuperar veículos roubados/furtados, realizar abordagens em suspeitos e apreensão de pessoas em flagrante delito, e principalmente realizar a Missão constitucional da Policia Militar que é a prevenção e dar maior sensação de segurança para a sociedade rondoniense. Além disso, buscava também preparar os futuros Praças e Oficiais que estão em formação na Diretoria de Ensino da Polícia Militar, aliando o conhecimento teórico à prática. “Conforme as estatísticas resultantes da operação organizada e executada pelos alunos, os objetivos que nós buscávamos foram alcançados”.operacaotiradentes3

O nome da Operação, “Tiradentes”, foi escolhido devido a data do dia 21 de abril que homenageia o herói e mártir da República, patrono das Polícias Militares do Brasil. Com o nome imponente, a Operação planejada e coordenada no âmbito da Diretoria de Ensino entra para história como a primeira Operação Escola em larga escala.

 Para a população a operação gerou uma grande sensação de segurança. Ao ser abordado enquanto se divertia com amigos no Espaço Alternativo, o jovem Renan elogiou: “Estava precisando mesmo que fizessem isso por aqui. O local é um local de família, mas estava muito bagunçado”. Na zona leste várias pessoas fizeram comentários parabenizando as equipes. Já zona sul, comerciantes agradeceram, elogiando a ação. Com isso, a Operação trouxe uma maior proximidade com a população, colocando em prática a doutrina de policiamento comunitário.

operacaotiradentes5

Para os Alunos Soldado participar de uma operação desse tamanho foi ainda mais importante. Para o Aluno Soldado PM Oziel o trabalho em conjunto rendeu bons frutos: “A operação foi muito boa, bastante dinâmica. Os alunos do CFO e do CFSD se empenharam bastante para o sucesso dos trabalhos e acredito que tenhamos alcançado os objetivos esperados desde o início”. Já para o Aluno Soldado PM Paganini a atividade foi uma oportunidade a mais de ver a demanda de trabalho que espera os alunos na rua: “Colocamos em prática o que aprendemos nesses 7 meses de curso que se passaram. Foi muito bom ver o empenho tanto do CFO quanto do CFSD, a instituição só tem a ganhar com isso”.operacaotiradentes4

O Curso de Formação de Soldados se encerrará nesse mês de maio, após 7 meses de instruções teóricas e práticas. Já o Curso de Formação de Oficiais se encerrará no mês de Outubro desse ano, após 03 anos de curso. Para o Aluno Oficial PM Silvestre, o espírito de integração e camaradagem que foi desenvolvido durante as ações é a maior grandeza da operação, que ficará guardada na memória e corações dos militares envolvidos: “A integração entre os cursos de formação evidencia a grandeza e a solidez do ensino na corporação”.


Texto e fotos DE

Jornalista Lenilson Guedes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.