Coordenador de Policiamento reúne comandantes para avaliar resultados

enedy crpIPorto Velho - Na manhã da última quarta-feira, 09 de dezembro de 2015, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Porto Velho, foi realizada a reunião mensal dos comandantes das organizações policiais militares integrantes da área de responsabilidade da Coordenadoria Regional de Policiamento I (CRP-I).

Participaram da reunião o Coordenador Regional de Policiamento I, coronel PM Ênedy Dias de Araújo, o seu adjunto, o tenente coronel PM Aurélio, e o chefe da Divisão Operacional/CRP-I, capitão PM Robson, juntamente com os Comandantes das Unidades Operacionais: tenente coronel PM Almeida, Comandante do 5º BPM; tenente coronel PM Alcântara, Comandante do 1º BPM; major PM Guillande, Comandante do 6º BPM Fronteira/Guajará Mirim; major PM De Lima, Comandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito; e o Tenente PM Costa Junior, representando o Comandante da Companhia Independente de Policiamento de Guarda.

Responsabilidade

A CRP-1 é responsável pelo policiamento em cinco municípios: Porto Velho, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, correspondente a uma área territorial de 79.949 quilômetros quadrados, e  possui uma população superior a 600 mil habitantes, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Durante a reunião, cada Comandante apresentou os resultados referentes ao mês de novembro de 2015, sendo feita uma avaliação em relação aos meses anteriores. Também foi orientado sobre a utilização da estatística para acompanhamento dos indicadores criminais de cada localidade.

Dados

Os dados apurados demonstram que foram registradas 1.916 ocorrências policiais no mês de novembro em toda área da CRP-1, sendo 1.390 no município de Porto Velho, 274em Guajará Mirim, 71 em Nova Mamoré, 109 em Candeias do Jamari e 72 em Itapuã do Oeste. Destas ocorrências resultaram na apreensão de 41 armas de fogo, na prisão de 47 foragidos da Justiça, na recuperação de 50 veículos roubados/furtados e 35 apreensões de drogas.

Acidentes

A Companhia de Policiamento de Trânsito registrou 229 acidentes em novembro, na cidade Porto Velho, sendo um com vítima fatal. As suas operações Lei Seca, Cavalo de Aço e blitze resultaram na prisão de 87pessoas pelo crime de embriagues ao volante e mais 26 por outros crimes de trânsito.

Somando os dados referentes aos meses de janeiro a novembro de 2015, foram obtidos os seguintes resultados, que refletem o trabalho diuturno realizado pela PM, na área de responsabilidade da CRP-I:

Registro

Ocorrências registradas  (jan a nov/2015):18.932 (Porto Velho: 14.213; Distritos de Porto Velho: 682; Candeias do Jamari: 604; Itapuã do Oeste: 225; Guajará Mirim: 2.501, e Nova Mamoré: 707).

Armas

Armas de fogo apreendidas (jan a nov/2015):364 (Porto Velho: 301; Distritos de Porto Velho: 17; Candeias do Jamari: 12; Itapuã do Oeste: 6; Guajará Mirim: 19, e Nova Mamoré:9).

Prisões

Prisão de foragidos da Justiça (jan a nov/2015): 489 (Porto Velho: 412; Distritos de Porto Velho: 10; Candeias do Jamari: 26; Itapuã do Oeste: 0; Guajará Mirim: 31, e Nova Mamoré: 10).

Veículos

Veículos recuperados (jan a nov/2015): 535(Porto Velho: 418; Distritos de Porto Velho:15; Candeias do Jamari: 6; Itapuã do Oeste: 1; Guajará Mirim: 65, e Nova Mamoré: 30).

Droga

Tráfico de drogas (jan a nov/2015): 299(Porto Velho: 265; Distritos de Porto Velho:10; Candeias do Jamari: 11; Itapuã do Oeste:1; Guajará Mirim: 11, e Nova Mamoré: 1).

Final de ano

No encontro  foi tratado sobre a Operação Final de Ano, que já está sendo realizada em todo Estado pela Polícia Militar, e visa primordialmente reforçar as ações de policiamento nas áreas comerciais e bancárias, locais que neste período tem grande circulação de pessoas em virtude do pagamento do 13º salário e das compras de final de ano. Também foi iniciado o planejamento para atender o policiamento das possíveis festas de virada de ano, que deverão ser realizadas nos municípios e distritos, no último dia deste ano.

Finalizando a reunião, compareceram o comandante geral da PMRO, coronel PM Kisner, e o subcomandante geral, Coronel PM Claírton. Eles  saudaram e conversaram com os comandantes das unidades operacionais, ocasião que solicitaram que comunicassem a tropa os agradecimentos e o reconhecimento do Comando Geral pelos resultados alcançados, encerrando a reunião com um almoço de confraternização com todos os presentes.

Fonte CRP I