.

Municípios de Rondônia apresentam diminuição no número de homicídios

IMG 6554O emprego dos novos policiais militares já começa a surtir efeito no Estado de Rondônia. No primeiro mês de serviço dos recém formados, os número apresentados pela Polícia Militar e pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania são satisfatórios.

De acordo com os dados apresentados pelos integrantes do Sistema de Segurança, o aumento do efetivo em 10% já apresenta resultados positivos. Um dos exemplos é o município de Ariquemes, onde, em todo o mês de junho deste ano, nenhum homicídio foi registrado. Comprovando, assim, a eficácia do trabalho que vem sendo desenvolvido e que está diretamente ligada ao suporte oferecido pelos novos militares formados: só para a área do 7º BPM foram direcionados cerca de 150 novos policiais.

 Em todo o Vale do Jamari, no período entre janeiro a junho de 2016 houve uma diminuição de 14% em relação ao mesmo período de 2015. Em Cujubim, município distante cerca de 120 km de Ariquemes, a diminuição no número de homicídios dolosos foi de 60%. Já em Buritis, este número é de 19%.

Para o Capitão PM Suffi, a magnitude e a evolução crescente dos homicídios no Brasil evidenciam um indicador das condições de vida, dos padrões de inter-relacionamento e das garantias de cidadania de uma população como um todo. “O que fica fácil identificar é que os crimes e a violência são perpetrados em sua maioria por elementos em posse de arma de fogo. Vale ressaltar que a PMRO apreendeu mais de 557 armas de fogo no corrente ano, sendo de fácil compreensão que o número de armas retiradas das ruas através das abordagens em consonância com o número de policiais militares recém incorporados têm ligação direta com os números satisfatórios apresentados. Ariquemes por exemplo registrou zero homicídios na área urbana, número muito tempo almejado pela sociedade e pelo poder público”, ressalta o Capitão PM, que completa: “Mesmo avaliando desta forma, temos ciência de que o crime de homicídio tem nuances como fatores sociais inclusos”. Essa junção de fatores conseguiu números há tempos perseguidos pela PM RO.

Para o Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, Major PM Faria, o fator está ligado ao aumento do número de armas apreendidas e na conscientização da sociedade em buscar novos desfechos para seus conflitos, como o diálogo.

 

 

*Os números referem-se a ocorrências de homicídios registrados pela PMRO. Número esse que pode variar se for levado em conta as tentativas de homicídio que resultaram em óbito porteriormente.

 

 

 

FOTOGRAFIA SD PM Simplício

JORNALISTA Paula Casagrande

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.