.

Segurança na Zona Leste de Porto Velho é debatida com Sesdec

reuniaoalmaiedaNa manhã do dia 13 de abril de 2016 na SESDEC – Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania  foi realizada uma reunião entre o Secretário adjunto da Sesdec coronel PM Adilson, o comandante do 5° BPM – Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel  e o delegado do 8º DP – Distrito Policial, Leonardo, com o de traçar metas no sentido de efetivar um melhor planejamento quanto ao policiamento preventivo no Residencial Orgulho do Madeira, baseado na Filosofia de Polícia Comunitária, bem como  estudar linhas de ações para viabilizar uma melhor investigação policial dos crimes ocorridos na região.

 Segundo o coronel PM Adilson, Secretário Adjunto da SESDEC, a comunidade local precisa estar mais organizada com suas lideranças com o propósito de enfrentar as causas inseridas na Segurança Pública, frente a frente, e em conjunto com a Polícia Militar que deve atuar como meio facilitador para uma mobilização social eficiente. "A intenção é fazer do Residencial Orgulho do Madeira, e demais setores da cidade de um local  de se morar com qualidade de vida exemplar para a sociedade portovelhense. Precisamos da integração das Polícias com os líderes locais para efetivar tal sonho".

Para  o delegado  Leonardo, a grande demanda dos crimes ocorridos  na zona leste da capital, inviabiliza a efetiva investigação policial devido à carência de efetivo. "Precisamos fortalecer o policiamento preventivo da Polícia Militar no sentido de procurar evitar que os crimes aconteçam, e a melhor maneira para tornar isso realidade, é fazer com que as guarnições policiais dos setores passem o maior tempo possível nas ruas patrulhando, deixando de registrar crimes já acontecidos, como furtos e roubos, pois a demanda do registro das ocorrências já acontecidas, cabe à polícia civil", complementa.

Na reunião o tenente coronel  PM Almeida, explicou que  uma maneira de resolver tal problemática elencada pelo Delegado de Polícia, seria determinar ao CIOP – Centro Integrado de Operações Policiais  para que seus atendentes da linha telefônica 190, tomem medidas de orientação ao cidadão em ocasiões de denúncias dos crimes já acontecidos, para que o popular possa efetivar o registro do crime nas Delegacias de Polícia dos setores correspondentes. "Assim, as guarnições policiais terão mais tempo para patrulhar e promover a tão sonhada sensação de segurança, procurando cumprir o dever constitucional previsto para a Polícia Militar que é a prevenção”.

 Temos que trabalhar com o que temos, segundo o pensamento do Comandante Geral da corporação, coronel PM Ênedy, precisamos encontrar meios para mostrar mais resultados com menos, procurando trazer resultados positivos para sociedade, empregando o otimismo, planejamento e a perseverança.

*

Fonte e fotos tenente PM Miranda

Jornalista Lenilson Guedes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.