CTPM II em Jaci-Paraná desenvolve projeto Horta Geométrica

hortaO colégio Tiradentes da Polícia Militar em Jaci-Paraná está concluindo a Construção do projeto Horta Geométrica. O projeto conta com a parceria e orientação da EMATER em Jaci-Paraná, através do responsável pelo escritório Dilmar Elias dos Reis. De acordo com a diretora do CTPM II, tenente PM Érika Ossussi, o projeto conta com o apoio do Governo do Estado com a participação da SUGESP - Superintendência de Gestão dos Gastos Administrativos do Estado de Rondônia, através da Superintendente Isis Queiroz, que prontamente abraçou o projeto e disponibilizou pessoal para finalização da horta. Tenente PM Ossuci inspeciona o projeto.

Conta ainda com a  colaboração da Secretaria Municipal de Limpeza Pública-SEMUSB de Porto Velho, através de parceria com o Secretário Eduardo Damião, além da participação contínua dos aluno, pais e funcionários da Instituição que há quase um ano estão se dedicando para que o projeto pudesse acontecer.

Idéia

horta3

A tenente PM  Ossuci informou que a ideia do projeto nasceu por conta dos inúmeros benefícios que há em se ter uma horta na instituição. O diferencial da horta está na forma geométrica dos canteiros, construídos com garrafas pet colorida, um material que na maioria das vezes é descartado indevidamente, e que leva aproximadamente 200 anos para ser degradado quando descartada como lixo, sendo um material resistente.

A horta é um show de criatividade, boas práticas, economia, cooperação e benefícios a comunidade, levamos em consideração para a construção do projeto o material a ser utilizando, a estética, o embelezamento no terreno, e os benefícios como um todo.

“Tudo que eu queria era que não fosse só uma horta, e que isso ficasse claro até para àquelas pessoas com visão curta ou pouca criatividade, por isso uma Horta Geométrica”, explicou a diretora.

Ela acrescenta que deseja a construção da horta e que sejam desenvolvidas atividades que despertassem o interesse dos alunos, levando-os a se preocupar com o meio em que vivem, mostrando como podem transformar o ambiente, cuidando do espaço em que todos estão.

Reciclar

Reciclar e transformar, neste caso enriquecer nossa fonte de alimento e de conhecimento, disse a diretora. Com a horta, segundo ela, tem-se a complementação na merenda escolar, além de ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de química, física, biologia, ciências e matemática. Os alunos aprenderão na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento vegetativo de plantas, a vida dos insetos, medidas de área, perímetro e outros.

Essas experiências “in locu” despertarão o interesse pelos conteúdos estudados. Práticas como esta “materializam” o conhecimento, pois inserem o aluno ao tema, por sua vez os professores terão maior prazer em lidar com a turma, pois os resultados do ensino aprendizagem serão mais rápido e com maior horta4 figuras geometricas 1Figuras geométricas – desenhos/formatos dos canteirosqualidade.

O projeto não para

Com a parceria da EMATER, os alunos serão incentivados a reciclar e a reproduzirem em suas casas pequenas hortas, já que no distrito todos os alunos possuem casas com quintais ou moram nas áreas rurais. Com isso, estarão melhorando a qualidade da alimentação do próprio aluno e de seus familiares, incluindo hábitos como o consumo de verduras e hortaliças na alimentação diária, levando mais qualidade à mesa.

Fotos CTPM II