Ações de promoção da Saúde realizadas na área do 2º BPM

foto0No início desse ano, a Formação Sanitária do 2º BPM - Batalhão de Polícia Militar, em Ji-Paraná, sob a direção da tenente coronel Elizabeth, tem realizado diversos projetos, seguindo o planejamento anual da Diretoria de Saúde. Já foram realizados no mês de janeiro e fevereiro os projetos: “Sorrindo nas Férias I, Tropa de Combate ao Aedes e à Microcefalia, Dia mundial da não violência, Dia da Saúde na 3ª Companhia e ação preventiva do Carnaval.

O projeto “Sorrindo nas férias I” contemplou atividades educacionais e preventivas voltadas para pais e filhos, no âmbito da psicologia e odontologia, que ocorreram  nos dias 14, 20,21 e 22 de janeiro.

No dia 14 deu-se início ao projeto, momento em que estiveram presentes aproximadamente 120 pessoas, dentre PMs e familiares. Na área de psicologia as tenentes Tatagiba e Benfica realizaram nesta data uma capacitação com os pais com o objetivo de promover a melhoria das práticas educativas dos pais, visando melhor desenvolvimento socioemocional dos filhos.

E, no setor de Odontologia, a tenente Maydionaha realizou uma palestra educativa sobre a importância do cuidado preventivo com a saúde bucal dos filhos, bem como esclareceu todas as dúvidas e orientou os pais acerca dos atendimentos clínicos que seriam realizados nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, em parceria com a ASTIR.Prestou-se atendimento odontológico preventivo a filhos e enteados de policiais e bombeiros militares desta região, nas três datas supracitadas, totalizando 27 crianças atendidas.

foto 1

Projeto sorrindo nas férias (14  de janeiro )

foto 2

Projeto sorrindo nas férias (14  de janeiro )

Por determinação do Comandante  Geral da Polícia Militar, coronel PM Enedy dias em parceria com o Governo do Estado, teve início no dia 20 de janeiro a Campanha “Tropa de Combate ao Aedes e a Microcefalia”, momento em que a tenente coronel Elizabeth apresentou como seria desenvolvida a campanha na área do 2º BPM e a tenente Psicóloga Tatagiba realizou uma palestra educativa, junto à secretaria Municipal de Saúde, a respeito do mosquito Aedes, forma de prevenção e as patologias que são transmitidas.

A PM disponibilizou o número 190 para que a comunidade pudesse denunciar criadouros do mosquito, além de instituir a “Quinta-feira da faxina” na área do respetivo Batalhão, as quais deverão ser realizadas semanalmente.

Participaram do evento os órgãos de Segurança Pública, o coordenador  Regional de Policiamento I, e o seu adjunto coronel PM  Ângelo e tenente coronel PM Plínio, o comandante do  2º BPM tenente coronel PM Paradela, além dos Comandantes e policiais da 1º e 2º Companhia, BPA e Bombeiros, assim como autoridades e empresários do município.

Cerca de  300 participaram do evento, além dos que foram atingidos através dos meios de comunicação: televisão e internet. Até o momento já foram realizadas quatro faxinas, três nas quintas-feiras e a última na quarta-feira, 17 de fevereiro.

Proerd

Nos dias 23 e 24 de fevereiro os policiais dos Proerd serão capacitados pelos profissionais da saúde e educação do município para trabalharem a temática com as crianças e adolescentes nas Escolas.No dia 25 de fevereiro, na parte da manhã, já está agendada a Blitz educativa, organizada pela Formação Sanitária de Ji-Paraná e parceiros.

E, os Policiais Militares, quando solicitados pela Secretária de Saúde, já estão prestando apoio às equipes de saúde que vitoriam os imóveis. Bem como, os Oficiais de Saúde todas as segundas-feiras participam junto ao Município do Comitê de Combate ao Aedes.

foto 5

Abertura da Campanha “Tropa de Combate ao Aedes e à Microcefalia” (20 de janeiro)

foto 6

Em comemoração ao “Dia Mundial da Não- Violência”realizou-se no período do dia 29 a 31 de janeiro uma ação voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.  A temática foi abordada pelas Oficiais de saúde durante a parada da 1ª e 2ª Cia do 2º BPM, momento em que foram colocadas em todas as viaturas fitas de cetim brancas, e solicitado que permanecessem até o dia 31 de janeiro.

foto 3

Já no dia 5 de fevereiro as Oficiais de Saúde, junto com o Comandante da 3º Cia, promoveram em Ouro Preto, o “Dia da Saúde”, momento em que temas relevantes foram trabalhados, visando à melhoria da qualidade de vida dos policiais e bombeiros militares, bem como de seus familiares.

As Oficiais de Saúde, Tenente Psicóloga Tatagiba e Tenente Psicóloga Benfica abordaram a importância do cuidado com a saúde física e emocional. E a Tenente Coronel Elizabeth apresentou a Campanha “Tropa de Combate ao Aedes e à Microcefalia” que se iniciou no dia 20 de janeiro, bem como aproveitou-se o momento para que a Tenente Psicóloga Tatagiba realizasse uma palestra preventiva sobre o mosquito, formas de prevenção e as patologias transmitidas pelo mesmo.

Houve ainda a participação da SD PM Caroline tratando acerca da função do Assistente Social na nossa corporação. E, as profissionais da área da saúde do município de Ouro Preto trabalhando com a temática do Câncer de mama e alimentação Infantil. Estiveram presentes aproximadamente 30 pessoas, dentre PMs ,Bombeiros Militares e familiares.

foto 4

Dia da Saúde na 3º Cia (05 de fevereiro)

Ainda no dia 05 de fevereiro, as oficiais fizeram informes preventivos e distribuíram preservativos para os PMs do 2º BPM, visando o início do Carnaval.

Por fim, nos dias 11 e 12 de fevereiro as Oficiais estiveram presentes na Diretoria de Saúde, com a finalidade de planejar as próximas ações que serão executadas ainda neste ano pela equipe na área do 2º BPM.

Fotos 2º BPM