Com o firme propósito de banir de vez a atuação de uma facção criminosa que vem agindo no Vale do Jamari, Rondônia, promovendo terror aos fazendeiros, pequenos produtores e a população das vilas e distritos, o comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel PM Ênedy Dias de Araújo, tem batido firme contra os criminosos e foragidos de Justiça que encontram guarida nestes grupos. Ele determinou a criação de uma Operação Policial Militar para combater estas ações.
Na última incursão da Polícia Militar, dia 29 de fevereiro de 2016, o capitão PM Braguin encontrou, no Travessão Lh 36, próximo à fazenda Jordão, Coordenadas S10º8\'45´ W 63º33\\\'35, Zona Rural de Cujubim, um acampamento identificado como da LCP - Liga dos Camponeses Pobres. Várias pessoas foram conduzidas a Delegacia de Polícia Civil em Ariquemes.
O capitão PM Regis Braguin Silvério, relatou a autoridade policial que no dia dos fatos foi realizado uma Operação Policial Militar a fim de diligenciar notícias sobre homizio de foragidos da justiça, veículos roubados e que, possivelmente, tratava-se de local de abrigo de um grupo armado existente na região do Vale do Jamari com intuito de cometer diversos crimes, homicídios, roubos, tráfico, furtos, extorsões e invasões de terras.
De acordo com o relato do oficial PM foi conduzido para Delegacia de Policia de Ariquemes foragido da justiça, veículos roubados e adulterados e menores abandonados pelos pais em situação degradante e insalubre conforme as Ocorrências Policiais n. 1944-2016-1DP (Recuperação de Veic. Roubado); 1947-2016-1DP (Aditamento a Ocorrência); n322-2016-DEAM (Abandono de Incapaz); 1950-1DP(Falta de Habilitação); 1951-2016-1DP(Veículo localizado).
No local ainda foram realizadas medidas administrativas de trânsito removendo os veículos: Fiat-Siena, cinza, placa NOX 3350; Honda-CG Fan, placa NCY 5265; Honda NXR Bros, placa JWW 9553; Honda CG Fan, placa NDB 6464; Honda NXR Bros, placa NBG 4477; Honda CG Titan, placa NEC 9447; Honda CG Fan, placa OHW 3459.
“Não vão nos intimidar com as críticas, são elogios, porque sabemos que estamos atuando na forma da Lei e agindo contra pessoas que certamente não querem terras para plantar e criar”, disse o coronel PM Ênedy.
¨¨
Jornalista Lenilson Guedes