.

Atividades da Semana Nacional do Trânsito, em Porto Velho, recebem adesão popular

Além do "Dia Mundial sem Carro" evento realizado em todo o mundo nesta terça-feira (22), a participação da capital de Rondônia na Semana Nacional do Trânsito contou com blitz educativas em ruas e avenidas da cidade. Hoje (22) foi a vez das avenidas Mamoré e Amazonas. Segundo o comandante da Polícia Militar do Estado de Rondônia, Coronel Kisner, o trabalho com a blitz educativas é o ponto alto desta campanha. O caráter pacificador de uma blitz educativa leva o condutor a se engajar na campanha por um trânsito melhor. Geralmente o motorista espera que, ao ser abordado pela Polícia de Transito, é para ser multado, quando for o caso. “Na Semana Nacional do Transito”, disse o coronel, o que importa é o trabalho de conscientização a ser realizado. 


Outro ponto destacado, é a entrega das bandeiras brancas a todos aqueles que são abordados numa blitz. Segundo o chefe de Comunicação Social da PM, coronel PM Santos, a bandeira branca por si só já tem o significado de paz. E já conseguimos visualizar um número muito grande de bandeiras brancas pela cidade. “Nossa intenção é que estes gestos simbólicos se materializem e se traduzam em um trânsito humanizado de agora em diante”, disse o Coronel Santos. A programação do Dia Mundial Sem Carro iniciou às 8 horas da manhã, na José Amador dos Reis com Alexandre Guimarães. Às 10 horas, foram visitadas as seções do Primeiro e Quinto Batalhões da Polícia Militar. A programação de hoje encerra as às 22h, com a exposição sobre o trânsito no Porto Velho Shopping. 

 

Para esta quarta-feira (23), a programação segue com visitas aos, Departamento de Ensino da Polícia Militar; à Diretoria de Apoio Administrativo e Logístico da Polícia Militar (DAAL). Outro setor que estará disponível para visitas é a Diretoria de Saúde, também da PM. Além disso, de acordo com organizadores da campanha, as blitz educativas continuam.

A Semana Nacional do Trânsito termina dia 25, próxima sexta-feira quando uma “Caminhada pela Paz no Trânsito” encerrará a campanha realizada pelo governo de Rondônia em ação conjunta entre a Companhia de Transito da Polícia Militar em Porto Velho, o Detran - Rondônia, Sesdec e demais entidades que lutam por um trânsito sem violência. O encerramento da exposição no shopping contará com solenidade organizada comando da Polícia Militar previsto para iniciar às 20h no Porto Velho Shopping. Outra atração é a apresentação da Escola de Musica Dó, Ré Militar.

DSC 0011DSC 0014DSC 0024DSC 0045

REPORTAGEM: VALDIR ALVES

FOTOS: SGT PM SÉRGIO


 

 

 

 

 

 

 

 

 

.