.

NOSSA MISSÃO PEDAGÓGICA

Com a denominação Tiradentes- homenagem prestada ao patrono das Políciais Militares do Brasil, o alferes Joaquim José da silva Xavier- o Colégio Tiradentes da Polícia Militar foi criado por força do artigo 22, Das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado de Rondônia.

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar tem por míster a oferta de ensino regular aos dependentes dos policiais militares, conforme Art. 59 do Decreto Nº 12.722, de 13 de março de 2007, Regulamento Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Compete ao Colégio Tiradentes da Polícia Militar o assessoramento ao Subcomando Geral da PMRO, integração com o sistema estadual de ensino, relações com orgãos congêneres, dentre outros capitulados no Artigo citado.

O ensino no CTPM é realizado em consonância com a legislação federal de educação e obedece às leis e aos regulamentos em vigor no Ministério da Educação-MEC.

O CTPM tem como proposta pedagógica permitir ao aluno DESENVOLVER ATITUDES E INCORPORAR VALORES familiares, sociais e patrióticos que lhe assegurem um futuro de cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de sua preferência;

Considerado um dos colégios mais demandados pela população porto velhense e o 1º lugar do ENEM da nota de Redação pelos Colégios Públicos, o Colégio Tiradentes iniciou o ano letivo no dia 15 de fevereiro de 2016 com o total de  57 turmas em dois turnos.

Dentre as atividades desenvolvidas no Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade I, podemos destacar as seguintes ao longo dos últimos 12 meses:

PERÍODO

EVENTO

OBJETIVO

23.03.2016

FORMATURA ENTREGA DE COBERTURA.

Recepção dos alunos sorteados e/ou aprovados no concurso de admissão. O concurso de admissão dos novos alunos em 2016,  teve mais de 2.000 inscritos e foi amplamente publicada e acompanhada pelos pais e responsáveis. A previsão da formatura dos novos alunos prevista para o dia 23 de março com a entrega da boina pelo Comandante do Colegio Tiradentes, Tenente Coronel PM Apolônio para os primeiros colocados no concurso.

25 a 29.04.2016

JITS

Interação com prática desportivas entre os alunos do CTPM.

 

24. 05.2016

Batalhao Alferes

“Não me pergunte se sou capaz, dê-me a missão”.

Este e o lema do Batalhão Alferes que conta com apoio de pais e responsáveis que participaram e apoiaram o projeto que tem como meta elevar a média das notas dos alunos. O Batalhão conta hoje com a participação de 215 alunos, distribuídos em postos e graduações, sempre de acordo com as notas e sem notificação de alterações disciplinares. O propósito do Batalhão, segundo o tenente coronel PM Apolônio, diretor geral do CTPM - Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Unidade I, em Porto Velho,  é incentivar os alunos  aos estudos, a disciplina, ao patriotismo e levar a vivência diária de algumas atribuições militares dentro do ambiente escolar e extra- escolar. "Esperamos que os objetivos quanto ao aproveitamento escolar sejam alcançados, bem como exercitem a cidadania, patriotismo e civismo pilares de nossa nação".

Os alunos do Batalhão Alferes terão que obter a média, acima de, NOTA 7,0, para continuar a pertencer ao Batalhão e receber a esperada promoção. Em resposta, os alunos do Batalhão Alferes terão aulas de primeiros socorros, liderança, selva entre outros cursos.Como na PM, há um sistema de patentes e hierarquia: tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. A escala vai de acordo com a turma que está cursando, as notas e os pontos que acumularem por estarem cumprindo as atividades em sala de aula e extraclasse e, também as obrigações. No terceiro ano, o aluno com a nota mais alta ocupa o posto de coronel e  Comandante Geral do Batalhão Alferes.Atualmente a coronel Aluna CTPM Thamires Apolinário é a Comandante Geral do Batalhão Alferes, tem nota 8.9, “O Batalhão Alferes tem sido de grande importância ao Colégio Tiradentes  da Polícia Militar, ele é uma forma de incentivo aos estudos, a disciplina, e além de ser um exemplo não só para os alunos do próprio colégio, como de outras instituições. Acredito que através do Batalhão, o nível de ensino do colégio irá se elevar tendo como meta o maior índice de aprovados em vestibulares e concursos públicos", disse.

09 A 14.05.2016

MAIO AMARELO

Palestras com o tema educação no trânsito, com a finalidade de despertar na criança o conhecimento das regras de convivência e respeito no trânsito entre pedestres e veículos.As palestras que teve o apoio da Companhia Indepedente de Trânsito teve seu encerramento no Colégio com a entrega de certificados, juramento de cidadão consciente e teatro,e  contou com a participação dos pais e responsaveis.

 

09.05.2016

CLUBE DE XADREZ TIRADENTES

o Clube de Xadrez Tiradentes teve excelente desempenho dos alunos/atletas na  participação das etapas finais do JOER..

O objetivo do CLUBE de XADREZ e melhorar a concentração, postura, compostura e dar noções de valores para os alunos do Colégio e crianças e/ou adolescentes do seio da comunidade. Na classificação Infantil feminino 1º Lugar Larissa Farinas De Souza, 2º Lugar, Maria Eduarda Almeida de Macedo e Thais Alexandrina de Matos e Silva. No juvenil Masculino, 4º lugar, João Victor e 1º lugar no Juvenil Masculino: Maria Vitória Bittencourt. Os alunos ficaram em 1º lugar no JOER almejando os Jogos Escolares, âmbito Nacional

 

02.07.2016

XXV ARRAIÁ DO CORONÉ

Evento tradicional realizado anulamente pelo Colégio Tiradentes,  divulgando as raízes e tradições regionais, com danças, comidas típicas e apresentações diversas folclóricas.

 

09 e 10.07.2016

1º CPRES – CURSO PREPARATÓRIO DE SELVA

O curso tem como objetivo ensinar sobre a fauna e flora amazônica, navegação com uso de bússola na mata, técnicas de confecções de nó, sobrevivência. O curso teve apoio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Companhia Indepedente de Trânsito, Batalhão de Polícia Ambiental.

22 a 22.07.2016

PROJETO UM NOVO OLHAR “CONHECENDO RONDÔNIA”

Projeto Orientação e Desenvolvimento Profissional: Facilitando para a escolha da Profissão. O CTPM por intermédio da Psicologia e Orientação Escolar tem trabalhado com proposta sobre orientação e desenvolvimento profissional auxiliando os adolescente na busca por caminhos para tomada de decisão de uma profissão para os alunos do 3º Ano do ensino Medio.

02.09.2016

DESFILE DE ABERTURA SEMANA DA PÁTRIA

Realizado anualmente pelo Colégio Tiradentes, o evento destina-se a homenagear a data da proclamação da independência do Brasil, com alunos do ensino fundamental I. O Colégio coordena outros colégios como Associação Pestalozzi, Creche Pequena Priscila, Escolinha Turminha do Barulho, Marise Castiel, Maria Isaura, Escola Santa Marcelina.

 

05.09.2016

Regulamentações de Premiações e Honrarias para os alunos-destaques  

As premiações Legião de Honra e Alamar do Colégio Tiradentes da Polícia Militar tem por finalidade incentivar os alunos ao cultivo e à prática de sadios princípios de lealdade, honestidade, iniciativa, nobreza de atitudes, disciplina consciente, camaradagem, estudo e amor à cultura. Os alunos ganhadores do Legião de honra destaca-se pelas notas acima de 7,0(sete) e pelo comportamento. O alamar e entregue para os alunos com notas acima de nota 8,0 em todas as matérias. 

 

07.09.2016

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

Não diferente dos anos anteriores o COLÉGIO TIRADENTES desfilou em comemoração a PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL na Avenida Imigrantes, levantando aplausos e gritos de incentivo pelo público presente, o qual esperava ansioso pela passagem do Colégio na Avenida.

 

14.09.2016

Olimpíadas de Matemática e Geogafria, Robótica

O Colégio Tiradentes tem incentivado os alunos a participação de Olimpíadas estimulando na busca e a pesquisa continuadas de informações relevantes. O Colégio Tiradentes

 

15.09.2016

XI Jornada de Foguetes/2016

Três alunos do Colégio Tiradente foram classificados da XI Jornada de Foguetes pela (MOBFOG).A jornada que somente teve 2(duas) escolas de Porto Velho classificadas, tem o proposito de

 

16.09.2016

CONCURSO DE REDAÇÃO DA 1ª OLIMPÍADAS CONTRA TABAGISMO E SEUS CONFRONTOS – PROMOVIDO PELA SESAU

O Colégio Tiradentes participou do concurso, vindo a se consagrar com as alunas ALICE SOUZA MELO do 6º ano B no 4º lugar e MARIA FERNANDA KUBO SOUTO LACERDA do 9º ano C ganhadora de um notebook, em 1º lugar.

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.