Aula inaugural da Guarda Mirim de Presidente Médici

guardaA Guarda Mirim de Presidente Médici contará com mais cem adolescentes matriculados. A aula inaugural aconteceu dia 23 de março, no Centro Cultural de Presidente Médici e contou com a presença, além dos alunos da Guarda Mirim, pais, familiares,  autoridades do município e a  comunidade em geral , prestigiando os jovens.

Na solenidade, houve apresentação de ordem unida dos Guardas Mirins antigos, o que emocionou muitos dos pais presentes, pela disciplina e determinação dos jovens. O comandante do Pelotão Ostensivo da 2ª Companhia do 2º BPM. 1º tenente PM Wesley, que também é instrutor e mentor Proerd, agradeceu a confiança dos pais na Polícia Militar em Presidente Médici e se colocou a disposição para dar instruções aos adolescentes.

guarda1

A comandante da Guarda Mirim e também instrutora do Proerd, cabo PM Juliana,  informou sobre a missão e os objetivos da Guarda Mirim e da participação efetiva dos pais, pois segundo ela, o programa somente alcança resultados quando a esforço mútuo de ambas as partes sendo a família  fator primordial para que se alcance os objetivos propostos. Também agradeceu a parceria com a prefeitura municipal, pois a prefeita Maria de Lourdes não mede esforços, através da Sembeas e da Senec, patrocinam alimentação, professores, materiais didáticos e uniformes dos alunos.

O Secretário de Bem Estar e Ação Social Rodrigo Costa , elogiou o trabalho  que já rendeu bons frutos na sociedade, se colocando a disposição em continuar com a parceria.

Efetivo

guarda2

A Guarda Mirim do Município, conta com cem alunos que frequentam diariamente as aulas. No curso que os jovens terão instruções de ordem unida militar, Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, noções de direito, projeto vocacional, instruções de trânsito, meio ambiente, noções de direito,  noções de primeiros socorros, disciplina e hierarquia militar, acompanhamento escolar, orientação sexual, treinamento físico, cultura e lazer, capoeira, balé, orquestras, além de várias palestras educativas.

Os instrutores são de diversos setores, sendo alguns da Policia Militar, voluntários da sociedade civil e contratados da Prefeitura Municipal.

Mais uma vez se comprova que a união de esforços em prol da educação cidadã, alcança os objetivos, tornando os jovens pessoas com novas perspectivas de futuro.

Fonte: cabo PM Juliana