Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa

ossuci1Os colaboradores e colaboradoras que atuam na cozinha, limpeza e conservação das dependências do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM I, assim como os Policiais Militares responsáveis por esses setores, participaram do Curso de Formação “Boas Práticas”, realizado na data de hoje (12 de junho de 2018), no Colégio Tiradentes.

A CAP PM OSSUCI, Diretora Geral do CTPM I, deu abertura ao Curso, que contou com a assistência de funcionários dos dois turnos (manhã e tarde).

O objetivo maior da capacitação é o de otimizar os serviços ligados à confecção da merenda escolar e a higienização dos locais de acesso dos alunos, docentes e Policiais Militares; para com isso, minimizar as chances de contaminação pelo acumulo de lixo e má conservação no interior do Colégio Tiradentes. Ainda objetiva-se, tornar as dependências do CTPM I (salas de aulas, salas da administração, cozinha, refeitório, cantina, banheiros, pátios, corredores, centro de convivência, etc.).

O Curso é um incentivo da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escola – PNAE, que visa a Segurança Alimentar e Nutricional Escolar, respeitando as boas práticas de manipulação e utilizando as técnicas adequadas de preparo dos alimentos.

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar I, antecipa-se na formação de seus quadros, a fim de que as boas práticas sejam aplicadas imediatamente e se intensificando no segundo semestre do corrente ano, durante o Terceiro e o Quarto Bimestres letivos.

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

luizAssumiu no mês junho de 2018, a função de Diretor Administrativo do CTPM I, o 1° TEN PM Luiz Gilson Silva.

O TEN PM LUIZ ingressou na Polícia Militar do Estado de Rondônia, mediante Concurso Público, no ano de 2006, para frequentar o Curso Formação Básica Policial Militar, que depois de formado, foi declarado SD PM, exercendo suas funções em Unidades Operacionais, como a extinta (agora 9º Batalhão) Companhia Independente de Policiamento de Guarda; 5° BPM; 6º BPM e suas frações destacadas; por último, a Diretoria de Ensino, na qual exerceu a função de Coordenador Adjunto de Formação, nos Cursos de Sargentos e instrutor nos demais Cursos oferecidos por aquela Unidade de Ensino Militar.

Também mediante Concurso Público, foi admitido no Curso de Formação de Oficiais PM, no ano de 2009, sendo declarado Aspirante a Oficial em dezembro de 2011.

Em sua formação acadêmica, possui Bacharelado em Segurança Pública, pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR; e Administração, pela Faculdade Porto Velho – FIP.

O Oficial PM é natural de Rio Branco, Estado do Acre. Reside em Porto Velho há mais de trinta anos. Foi aluno da Educação Pública do Estado de Rondônia; com esforço e dedicação, alcançou a tão nobre função de ser Oficial da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Essa foi a Vigésima sétima edição do arraial promovido pelo Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM I, que nessa data de 07 de julho de 2018, intitulou-se: “I 123444Arraiá da Capitã”.
O CTPM desde a sua fundação no ano de 1991, mantém em seu Calendário Escolar a realização da festa folclórica alusiva às comemorações juninas, evento este integrado à Cultura Popular do Brasil há séculos.
Neste ano (2018), a Direção Geral do Colégio Tiradentes passou a ser exercida pela CAP PM OSSUCI, por indicação do Senhor  Comandante Geral da PM RO, CEL PM RONALDO, daí a denominação desse tradicional evento cultural estudantil denominar-se de I Arraiá da Capitã.
Comidas típicas originárias das diversas regiões e localidades do Brasil foram colocadas à disposição dos visitantes, em barracas armadas no entorno da quadra poliesportiva do Colégio. Ainda, brinquedos e espaços lúdicos fizeram parte da paisagem do ambiente festivo junino do CTPM I.
No interior da quadra poliesportiva foi delimitado o palco, no qual danças e quadrilhas tradicionais que formam o bailado e o balanço popular das regiões caipira, cabocla, sertaneja, gaúcha e indígenas brasileiras; foram apresentadas pelos alunos do Ensino Fundamental I e II e pelo Ensino Médio.

araialcapita2
Todo esse folguedo festivo junino foi possível pela contribuição da equipe do CTPM I, formada por policiais militares, docentes, técnicos de educação, alunos e seus pais.

araialcapita

Segurança e conforto fizeram parte do ambiente matuto escolar; o estacionamento ficou a cargo dos Alunos a Oficiais do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos – CHOA, da Diretoria de Ensino da PM RO.

Fotos: AL CB PM ORTIZ

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

SOCIOs alunos do 7º Ano do Colégio Tiradentes, fizeram nesta terça-feira 26 de junho de 2018, apresentação sobre a diversidade de comidas típicas das regiões do Brasil. Os alunos tiveram acompanhamento do Professor de Sociologia Esvonimir, a apresentação teve como objetivo informar aos demais discentes a história por trás de cada prato elaborado, trazendo informações sobre as origens das comidas de cada região e a ligação entre essas e os fatores de imigração que influenciaram algumas das comidas, como é o caso da região sul (Polenta e chimarrão), foram apresentados também pratos da região sudeste como pão de queijo e bolo de milho e outras das demais regiões do Brasil.

soci2

Fonte: Aluno Vitor Borowski