111

Polícia Militar reitera conceito humanizado na corporação: Concurso Ordem Unida entrega troféus às turmas vencedoras do Colégio Tiradentes

 topmarcha

Por onde viaja e nas entrevistas concedidas à emissoras de rádio e TVs, o Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Nilton Kisner vem reiterando o trabalho em harmonia dentro da corporação, como também com outras forças de Segurança Pública do Estado para que a sensação de segurança possa aumentar junto à sociedade. Ontem(13), pela manhã, o coronel recebeu a visita do Secretário de Segurança Pública do Estado, delegado Antônio Carlos dos Reis e juiz Sergio William (Vara de Execuções Penais de Porto Velho). Coronel Kisner falou da disposição de caminhar unido com as demais forças e destacou a visita de cortesia que o subcomandante, coronel Clairton Pereira fez essa semana ao comando da Base aérea de Porto Velho. Este é o caminho, disse o coronel.

Essa semana, o comandante participou de solenidades ligadas às ações sociais promovidas pelo Comando da Polícia Militar. A entrega de certificados do Proerd Pais, ontem (12) à noite no Teatro Banzeiros. O outro evento que o comandante fez questão de estar presente foi na final do campeonato de Ordem Unida que contou com 400 alunos do Colégio Tiradentes de Porto Velho e a Unidade 2 em Jaci-Paraná, evento que aconteceu na noite de segunda-feira (9) quando foram entregues os troféus às turmas vencedoras da competição que teve início em junho. Cerca de 600 pessoas, entre pais e parentes de alunos, participaram do evento.

unidade7geral

Cerca de 400 alunos participaram da final. 180 vieram da unidade 2 do colégio no distrito de Jaci-Paraná. Os outros 120 são do colégio Tiradentes de Porto Velho. De Jaci-Paraná os vencedores são: 7º ano do ensino fundamental; 1º ano do ensino médio. Os vencedores do colégio de Porto Velho são: 9º ano A, do ensino fundamental e o 2º ano D, do ensino médio. Os demais finalistas, cada um recebeu um brevê, que poderá ser ostentado em suas fardas de estudante, do colégio militar.


Este foi o primeiro campeonato de Ordem Unida, realizado pelo comando da Polícia Militar. “O evento parte do princípio de que nós somos um colégio militar” disse o monitor do campeonato cabo PM Lopes. O Colégio Tiradentes tem algumas vivências militares. Nos movimentos os participantes se deslocam de um lugar para outro com passos sincronizados onde todos obedecem a um comandante e todos fazem um movimento a pé firme ou em marcha.

Na competição são trabalhados alguns valores: se um errar, todos erram e o grupo todo perde ponto. De acordo com organizadores, o comandante da tropa, tem que liderar e ao mesmo tempo entender essa tropa, que precisa estar motivada para seguir em frente. O comandante que não tem a simpatia dos comandados não vai ter a cooperação desses comandados. Então o comandante precisa ser solidário e cooperar com a tropa.


“A pé firme é o movimento parado. E em marcha, como o nome mesmo diz, são movimentos marchando”, disse o monitor. Durante a apresentação na final do concurso, foram feitos dez movimentos parados, e dez movimentos em marcha. Isso é a essência da ordem unida. Todo aquele que entra para a polícia aprende esses movimentos; é uma obrigação. O que não significa afirmar que o aluno do Colégio Tiradentes que faz a ordem unida vai, necessariamente, ser policial no futuro. Mas caso seja, entra com uma boa base de conhecimento sobre os ensinamentos militares.

unidade3Corpo de Jurados

A disciplina é muito importante para a formação do ser humano. A ordem unida trabalha essa disciplina e a importância do corporativismo na sua essência, tornando os alunos mais unidos hoje, para que sejam cidadãos unidos e solidários quando adultos. “Mesmo que em alguns casos possamos encontrar divergências, os jovens adolescentes aprendem a trabalhar juntos e em equipe, típico do comportamento humano”.

Segundo o monitor cabo PM Lopes, trata-se de um ato simbólico, mas que na vida desses alunos vai repercutir de maneira decisiva e positiva. A ordem unida parte do seguinte princípio: “quando você vai fazer um trabalho, você precisa do companheiro para lhe ajudar e você ajuda esse companheiro”. “Temos dentro da ordem unida esse perfil”, disse o monitor. Você ajuda o outro e o outro lhe ajuda também, para que os objetivos de ambos cheguem o mais perto possível da perfeição. Hoje o mundo vive uma verdadeira guerra de sobrevivência. Só terá Êxito quem trabalhar unido.

unidade5portovelho

O monitor do Colégio Tiradentes de Jaci-Paraná, sargento PM Neves, conta que “os alunos precisam ser disciplinados dentro e fora de salas de aula. E a ordem Unida ajuda esses alunos a perceber que a disciplina é importante na sua vida cotidiana”. Para organizadores, o Colégio Tiradentes tem recebido feedback com constantes elogios dos pais aos seus próprios filhos, que atribuem isso a atuação do Colégio Tiradentes. As crianças ficam mais concentradas, mais dedicadas, principalmente quando participam do projeto ordem unida.

O aluno fica mais centrado nas aulas por que, ele sabe que só pode participar do campeonato se estiver com notas boas. Essa realimentação vem dos pais que reconhecem que a escola é diferente por isso. O concurso foi criado aqui em Porto Velho em função da necessidade aqui do colégio Tiradentes e com a implantação da unidade 2 em Jaci-Paraná, os alunos, daquele distrito, também participaram.

O início do campeonato Ordem Unida do Colégio Tiradentes se deu em 1º de abril desse ano, quando foi publicado o edital do concurso. A primeira fase foram as eliminatórias, que aconteceram dia 8 de junho. Os vencedores, representantes das turmas tiveram mais dois meses para treinar até a final do torneio, que ocorreu para hoje. Na primeira fase todas as séries competiram entre si. 6º ano competiu com 6º ano. O 7º com o 7º, e assim por diante. Para a final vieram seis turmas: uma de cada ano. “Fizemos aqui a grande final dos dois colégios, de Porto Velho e de Jaci Paraná”, ressaltou o sargento e monitor.

Além de ganharem o troféu para a turma vencedora, cada participante ganha uma “patente”, com versão 2015 da competição. Os alunos vão ostentar esta patente em seus uniformes, pois a partir de agora são formados em ordem unida com reconhecimento nacional.

unidade 4 porto velho

Segundo a tenente Ossuci, diretora do colégio Tiradentes de Jaci-Paraná, a ordem unida faz parte do dia a dia dos alunos. Eles praticam em tempo encaixado e faz parte das disciplinas da escola, para trabalhar o movimento. Ossuci afirma que eles já praticavam no colégio, mas, segundo ela, quando há uma competição, a adrenalina é outra, e por isso, os quase 800 alunos do colégio Tiradentes de Jaci-paraná participaram desde a primeira fase.

Nem o problema de logística, pela distância, impediu os alunos a participarem da final. Vieram de ônibus. Isso é bom para o comportamento do aluno hoje e para a vida futura desses estudantes. A ordem unida serve para trabalhar espírito de corpo. Ela exemplifica: “hoje aqui no quartel quatrocentos alunos estavam espalhados, por todos os lados, mas como já são disciplinados pela ordem unida, não foi difícil reunir a todos muito rapidamente”, disse a tenente.

unidade1Componentes da mesa de honra. Da esquerda para a direita tenente PM Ossuci, diretora do CTPM Jaci-Paraná, tenente coronel PM Almeida, comandante do 5º BPM, coronel PM Clairton, subcomandante geral da PM, coronel PM Kisner, Comandante Geral da PM, tenente coronel PM Apolônio, diretor do CTPM Porto Velho, Secretário Municipal de projetos Especiais e Defesa Civil, Bessa e a diretora pedagógica do CTPM Porto Velho professora Marinete

 

FONTE: CTPM-1

RODAPÉ SITE

© 2017 Colégio Militar Tiradentes
Todos os Direitos Reservados

 

Colégio Militar Tiradentes - Av. Dos Imigrantes, 4884, Setor Industrial, CEP 76821-054 © 2016  Porto Velho - RO
Governo do Estado