Operação Brasil Integrado é encerrada com prisões e apreensão de drogas na fronteira

Com o objetivo de coibir a prática de crimes nas fronteiras em Rondônia foi realizada nos dias 28 e 29 de outubro a Operação Brasil Integrado Fronteiras Centro/Norte. Em sua segunda fase este ano, a operação foi idealizada pelo Ministério da Justiça (MJ) e coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Em Rondônia, a operação aconteceu nos municípios de Vilhena, Guajará-Mirim, Costa Marques e Porto Velho.

A operação contou com o auxilio de três veículos equipados com raios-X, o que facilitou nas abordagens de malas e caixas. De acordo com o coordenador da operação em Rondônia e gerente de fronteiras (Gesfron),tenente-coronel André Glanert, foram montados quatro pontos de atuação no Estado. “São municípios que circundam a faixa de fronteira. Locais estratégicos com indícios de entrada e saída de drogas, veículos roubados, contrabando e descaminho de produtos”, alertou.

APREENSÕES

Foram apreendidos mais de três quilos de drogas entre maconha e pasta base de cocaína, 11 pessoas presas em flagrante, quatro mandados cumpridos, três veículos recuperados e uma arma apreendida.

Foram realizadas mais de quatro mil abordagens a pessoas e mais duas mil e quinhentas a veículos.

INTEGRAÇÃO

Para o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, um dos grandes resultados positivos da operação é a integração das forças de segurança estadual e federal.

“Não avaliamos apenas os números das apreensões ou prisões, todavia os diversos crimes que deixaram de ser cometidos porque o estado estava presente”, argumentou.

Durante os dois dia de operação, participaram de forma integrada 83 servidores das polícias militar, civil, Rodoviária Federal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Ibama, Secretaria Estadual de Finanças (Sefin) e Exército.